sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

8:2

Como saíram os resultados do exame de sangue, por dentro estou assim: quase tudo normal. À exceção das triglicérides que estão a 292 (quando o máximo seria 150) e o colesterol a 247 (contra um máximo ideal de 200). Nada que eu não esperasse e nada que dieta e controle não resolvam. Meu medo era descobrir um quadro de diabetes, por histórico familiar. Como sou uma formiga para doces sempre que posso vejo a glicose. Ela não varia muito. Dessa vez está a 77, da última foi 75.

Interessante que pela primeira vez pedi para me contarem o tipo sanguíneo: depois de 31 anos agora sei que sou O+ e poderia doar sangue para quase todo mundo, não fosse a hepatite que tive na infância. Claro que fui ver a famosa dieta do tipo sanguíneo, para descobrir o que posso comer ou não. A listinha do O:

Pode: carne de boi, carneiro, vitela, cordeiro, bacalhau, badejo, sardinha, linguado, salmão. Queijo de leite de cabra, queijo de soja. Ameixa, nozes, figo, semente de abóbora. Abóbora, brócolis, espinafre, alface romana, acelga, salsa. Azeite de oliva também pode.

Não pode: carne de porco e derivados, como presunto e bacon. Caviar, salmão defumado, polvo, creme de leite, iogurte, leite (integral ou magro), a maioria dos queijos, sorvete. Laranja, morango, coco, amora, amendoim, castanha do Pará, pistache, castanha de caju, abacate. Berinjela, champignon, milho, repolho. Evitar cereais, principalmente aveia, trigo, cuscuz e pão branco, além de óleo de milho, óleo de amendoim.

A lista inteira está no link, inclusive com os alimentos ditos neutros, e lá tem a listagem para todos os tipos de sangue. Agora, alguém quer, por favor, contar para mim que é verdade que eu não posso comer queijo, leite e afins? Como assim? Justo eu que sou addicted a laticínios? Je suis choqué.

A única coisa que gostei da lista do não pode foi o lance da berinjela, que eu já naturalmente detesto e todo mundo insiste para eu provar ("Ah, você não gosta é porque não comeu a berinjela de fulana" – eu vou lá, como e digo "está muito boa, mas não gosto"). A dieta do tipo sanguíneo vai servir como desculpa mais que perfeita!

3 comentários:

Anônimo disse...

mas, belico, berinjela é um negócio de deus. nem empanada?

Anônimo disse...

to achando seus textos muito bons! um bom registro pra ser lido depois... por favor, não venha com mensagens fofas, auto-estima sandy ngm merece! sarcasmo, ironia e humor negro rules!

Anônimo disse...

como sou chato, ne? hahaha