terça-feira, 20 de janeiro de 2009

12:1

Então ontem fiz a bioimpedância. É assim: você deita na cama da médica (com roupa e tudo, tem de tirar os metais como chave e óculos), aí a moça cola 4 eletrodos em você. Um pólo positivo e outro negativo na mão direita, mesma coisa no pé direito. Quando a gente acha que a coisa vai começar ela vem e diz que acabou. Nada. Não senti absolutamente nada, e eu tinha ficado com medo de tomar choque.

O resultado sai na hora. Ganhei um papel explicando o quanto estou acima do peso. Ficou pareado com a medição da academia, mas na bioimpedância eu tenho mais gordura ainda. Segundo o exame 32,2 kg (ou 32%) do meu ser é gordura. Isso é o que tenho de trabalhar. O ideal é chegar aos 17%, ou 14,1 kg de massa gorda. Em resumo eu tenho de emagrecer 18 kg e passar aos 83 kg. Mais ou menos perto da meta anterior, que era de 85 kg.

A massa magra deu uma alterada, mas nada sério. Passou de 71kg na academia para 68kg na bioimpedância. Também sou um ser hidratado: 71,1% dessa massa magra é água! O valor ideal é entre 68 e 75%. No geral tenho 48,9 litros de água no corpo. Bastante bom.

Agora o problema. Minha taxa metabólica basal está a 2093 cal/dia. Isso quer dizer que, se eu ficar deitado, respirando, na cama, gasto esse tanto de caloria para viver. Parece muito, principalmente quando se está fazendo uma dieta de 1200 cal/dia. Mas não é. O normal de um homem na minha idade é cerca de 3000. Ou seja, metabolismo baixo. Para mudar isso: malhação, e aumentar a massa magra. Talvez daqui um tempo eu precise dar uma crescida nos músculos...

Nenhum comentário: