segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

4:2

Voltei da nutróloga bem menos tenso do que fui. Estava com medo dela, estou acostumado com médicos que passam sermão, e no fim a coisa toda fluiu bem. Acertei o quanto estou pesando (100kg, meu top peso ever), mas o que me assustou mesmo foi um lance de circunferência. Se pegar a fita métrica e der a volta em torno de minha barriga ela vai medir 120cm. Isso mesmo, um metro e vinte, o que é coisa demais. Daí que eu posso ter um monte de doença, como diabetes, por conta desse meu tamanho. Espero que o meu exame de sangue não acuse isso já, e que o corpo aqui tenha dado esse desconto para mim.

Estabelecemos uma meta, e não vou me preocupar exatamente com o peso agora. Tenho de passar para 80cm de diâmetro, ou seja, tirar um terço da banha que me circunda. Como fazer isso? Dieta de 1200 calorias e malhação. Tenho de fazer pelo menos 40 min de exercícios aeróbicos por dia, e com uma boa intensidade. E ela deu a dica, porque sou um ser sedentário. Dividir a corrida na esteira em duas sessões de 20 min, intercaladas pela musculação. Que é importante para eu não perder uma tal de massa magra que tenho no corpo. Segundo a médica não sou inteiramente feito de gordura.

Aliás, na segunda-feira cedo vou medir o quanto de gordura tenho no corpo através de um exame chamado (tenho de olhar no flyer) "Bioimpedância". Aqui diz assim: A avaliação da composição corporal é um importante fator em qualquer programa de emagrecimento, condicionamento físico ou na prevenção e tratamento de diversas doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, deslipidemias e cardiopatias. A bioimpedância e um exame que determina as quantidades de massa magra e massa gorda presentes no organismo do indivíduo avaliado.

Para efeito comparativo do quanto estou redondo, meus amigos sem querer fizeram um "ontem" e "hoje" naquele lugar de fotos da gente no orkut. Não o álbum, mas sim as marcações de foto. Lá só tem duas. Uma de 1994, eu com 17 anos e 56kg. A outra de sábado passado, eu com 31 anos e 44kg a mais. Não gosto de nem uma das duas, e não tenho objetivo algum de pesar 56kg outra vez na vida. 70 está mais que bom, já era minha meta inicial mesmo reduzir 30kg de mim. Quem quiser ver, basta clicar nas minhas idades. Os álbuns estão trancados, então tive de dar um jeitinho...

E amanhã tem avaliação na academia! Vamos ver o quanto consigo pedalar sem colocar metade de mim para fora.

Um comentário:

Clarice disse...

o mais importante você já fez: decidir. decidir e tomar providências, claro, pq só decidir não adianta, mas uoréva. no começo são sustos mesmo. eu fiz essa bioimpedância aí e me assustei mais do que com a balança ou a fita métrica. mas tudo tem jeito, desde que com paciência. as fotos estão aí pra provar que vc não ganhou esses quilos todos num dia só, nem num ano só, e eles não vão sumir de repente. mas você tá começando certo e eu tô torcendo por você. além do mais, esse blog tá ótimo! :p bjo!