quarta-feira, 15 de abril de 2009

97: 1

Antes de tudo quero lembrar a algum desavisado que caiu de para-quedas nesse blog que eu sou um chato. E à medida que o tempo passa vou ficando mais chato; a rabugice aumenta e no fim me tornarei aquele vizinho velho insuportável que bate a vassoura no teto pedido para desligar a música, ou chama a polícia no melhor da festa às três da manhã. Explicação dada, quero também esclarecer que todo chato tem as suas manias, ou hábitos.

Quando vou comer no Marietta, por exemplo, sempre peço o suco anti-stress: maracujá, maçã, laranja e mel. É ótimo, adoro, é um suco que me faz feliz. Mas hoje não tinha. O que fui fazer? Experimentar, lógico! Pedi um sanduíche de salpicão com salada (eu ia malhar depois), e vendo a lista de sucos reparei um com o singelo apelido de pele perfeita: ameixa, aveia, maçã e mel. Pedi para ver qual é.

Não sei se por ser um rapaz criado no interior, o meu conceito de ameixa está mais associado à fruta que compramos fresca no supermercado e tem casca vermelho-escura do que à ameixa seca, aquela pretinha que vem em lata. Claro que o suco foi feito com ameixa seca e eu tomei 500ml de uma gororoba que mais parecia um interminável olho-de-sogra, que ainda por cima fica na "memória", igual quando a gente come pepino ou linguiça calabresa. Já pus na lista de "nunca mais tomar". Agora, que deve deixar mesmo a pele perfeita eu não nego. Bebi aquilo eram 19h e até o presente momento, pouco depois de meia-noite, fui ao banheiro três vezes. Juro. Número dois em todas as vezes.

Como tudo o que é ruim vem em conjunto, esqueci a minha garrafa de água em casa e, aproveitando que um dos professores da academia sempre vai ao supermercado em frente no seu intervalo do lanche, pedi para comprar para mim qualquer coisa de beber que venha em garrafa e dê para colocar água depois. Ele disse que ia trazer um I9 de limão; eu lembrei que já tinha bebido isso tempos atrás e que a tal bebida era vendida gelada no supermercado, aceitei na boa.

Estou eu na esteira, I9 na frente, vou dar o primeiro gole e vejo que a coisa não está exatamente gelada. Nem à temperatura ambiente, está meio-termo, tipo quando esquecemos uma garrafa de água meia hora fora da geladeira. [Pausa para outro assunto]

Quando comecei o regime dediquei praticamente toda a minha cota de açúcar ao cafezinho que a Lia, lá do trabalho, faz. Tomo duas ou três xícaras por dia. Para quem não conhece, o café da Lia é, digamos assim, mais que muito doce. Acho que uma xícara deve ter proporcionalmente mais açúcar que uma lata de refrigerante normal (50% para quem não sabe). No resto, tirando algumas puladas de cerca, o açúcar foi banido. Tomo suco com adoçante, café sem açúcar em casa etc. [Fim da pausa]

Aí que na hora que eu, com a esteira ligada, engoli o I9 meio-termo, a única coisa que passou na minha cabeça foi: puta merda, isso é mais doce que o café da Lia. E eu com sede, com vergonha de jogar a bebida fora e trocar por água, fui engolindo aquilo devagar, um golinho de cada vez, mais para tentar aplacar o refluxo do suco de ameixa do que necessariamente qualquer outra coisa.

Acabou a tortura, fui checar a composição do I9 limão (no rótulo diz "repositor hidroeletrolítico para praticantes de atividade física"): água, açúcar, cloreto de sódio, fosfato de potássio, sulfato de magnésio, fosfato de cálcio, acidulante ácido cítrico, aromatizante, conservadores sorbato de potássio e benzoato de sódio, regulador de acidez citrato de sódio, emulsificante goma acácia, sequestrante edta cálcio dissódico e estabilizante goma éster. Não sei o que significa metade disso, apesar de meu professor ter penado para colocar algo de química orgânica na minha cabeça. Não bastasse, a embalagem diz que a "porção" (200ml) tem 51 calorias. Na boa que fiquei muito puto. Onde está o Procon uma hora dessas para avisar que o correto seria colocar também a quantidade total dos 500ml (aparentemente a única embalagem) dessa porcaria? Eu tomei foram aproximadamente 125 calorias, cerca de 10% da minha dieta diária. Ou algum doido por aí compra esse I9, põe 200ml num copinho e guarda o resto?

No fim de tudo sou mais meu suquinho de limão mesmo, e muita água pra hora de malhar. A garrafinha já está de volta à bolsa e de lá só sai para lavar. E sim, eu sou mesmo muito chato. Mas isso foi o começo do post.

2 comentários:

Unknown disse...

Eita... se ameixa já faz esse efeito drástico ao nosso intestino imagine acompanhado de aveia!!!
Só podia limpar as tripas mesmo..

Bjinhossss
Chorei de rir..
Ah quase esqueço. Tb sou muito chata e provavelmente vou ser igual a vc.

Carol disse...

Mar, segundo me disseram, repassando informações de nutricionistas, I9 é muito melhor que Gatorade, entre outros motivos por conter menos açucar e etc... Agora, bebida para repor energia e sais minerais de atletas é calórica mesmo... por isso que sedentários não devem bebê-las. Mas pergunta isso pra sua médica lá do dia 23 de abril e me conta depois. Bjocas!