quarta-feira, 22 de abril de 2009

104: 1

Regime, acima de tudo, é um exercício de paciência. Ou, ainda, é como um chefe que, quando vê que você está chegando no seu limite, pede para dar um pouco mais. Vamos dizer que, de uma forma ou de outra – e sem assumir qualquer tipo de comprometimento – sou levemente escolado com a situação de "ir além".

Se você voltar no tempo, para quando esse blog começou a ser escrito, eu pesava 100kg e tinha como meta (tomando a avaliação da academia) o peso de 85kg. Isso levando em conta uma massa de gordura corporal de 28,9% e tendo como foco 16% de percentual de gordura. Daí que hoje estou com 83 quilos, e fui refazer os exames... vi que estava na hora de rever as minhas metas. Como regime é igual matemática, vamos aos números. Para facilitar, vou considerar o cálculo apenas da academia, a bioimpedância deu mais ou menos a mesma coisa.

As avaliações físicas foram feitas nos dias 13 de janeiro e hoje, 22 de abril de 2009. Não porei todas as medidas senão fica uma coisa muito cacete e só tem um médico nos seguidores do blog.

- Medidas -
Pescoço: de 39 para 37 cm
Ombros: de 131 para 121 cm
Tórax: de 111 para 100 cm
Antebraço esquerdo: de 29 para 27 cm
Antebraço direito: de 30 para 27 cm
Braço esquerdo: de 37 para 34 cm
Braço direito: de 38 para 33 cm
Abdômen: de 118 para 101 cm
Cintura: de 104 para 89 cm
Quadril: de 117 para 104 cm
Coxas, esquerda e direita: de 66 para 60 cm
Pernas, esquerda e direita: de 49 para 45 cm

Resumo da ópera, tudo diminuiu. Até a bunda. Aliás, eu nunca soube de uma pessoa que perdesse assim fácil 13 cm de bunda, estou chocado. Um braço meu é mais grosso que o outro, porém tenho pernas simétricas. Por sinal eu amo as minhas pernas, amo a minha coxa grossa e tenho horror de homem de perna fina. Deus me fez baixinho, mas pelo menos me deu umas pernas bem legais. E estou apenas 1 cm acima do limite "tolerável" para circunferência abdominal (lembrando que o máximo "recomendável" são 94 cm).

Aí quando vamos medir o percentual de gordura deu que estou com 23,41%. O cara quase levantou e bateu palmas, mas eu esperava 20% então fiquei mais ou menos na minha. Piorou a situação quando, dos 17kg que foram embora, eu soube que apenas 9,5 kg eram de gordura e que tinha perdido, consequentemente, 7,5kg de massa magra. O avaliador explicou que, como estou fazendo musculação, provavelmente boa parte dessa massa magra é de gordura visceral, justo o que preciso mais eliminar. O resultado dessa parte só com exame de sangue para ver a taxa de gordura no fígado, o que farei no fim de maio.

Novas medidas, novas metas. Para atingir o tão-sonhado percentual desejado de gordura (16%) eu preciso, sem perder massa magra, chegar aos 75kg. Ou seja, acordei feliz com a meta batida, e estou indo pra cama com um novo (e longo) desafio pela frente. Ainda bem que esse blog dura um ano, não é mesmo?

Um comentário:

Luis disse...

Bacana!
Ja viu o livro A Dieta do Son of a Bitch?
rsrs