quarta-feira, 8 de abril de 2009

89 + 90

Todo mundo sabe que entrou em vigor um acordo ortográfico, que tem a grande função de unificar a língua portuguesa escrita no mundo afora, e facilitar algumas coisinhas como a venda internacional de livros e a publicação de impressos oficiais. Na segunda-feira eu fui fazer um curso sobre isso, e lá me contaram que o acordo é simples e que vai eliminar, entre outras coisas, a necessidade de se escrever um contrato internacional em português de Portugal e em português brasileiro, como atualmente é exigido por algumas instituições.

Com isso deixei de ir à academia (e também peguei uma chuva horrorosa em pleno abril, mas isso fica para depois); só voltei lá ontem. Quando me viram com cabelo cortado e barba feita perguntaram se teve Ação Global no meu bairro... Donde suponho que eu realmente devo andar com cara de sujo e muito descabelado no dia-a-dia. Ou então o susto foi grande mesmo.

Por falar em academia, ontem recebi de um amigo a matéria "está na hora de gostar da academia". Li e achei interessante, vale a pena. Porém lá no final tem um link "descubra seu peso ideal", onde você dá a sua altura, peso atual, nome completo e e-mail e eles te mandam uma bomba para sua caixa postal, além de alguns spams com dicas úteis e tentam vender um plano personalizado de emagrecimento.

A coisa toda é calculada no Índice de Massa Corporal. Inseri meus dados e, de acordo com a avaliação de peso, minha faixa de peso saudável é de 50 a 68kg. O meu IMC atual é de 31 e a faixa de IMC saudável é de 18,5 a 24,9. Ou seja, se eu for olhar o tal site faltam ainda no mínimo 17kg para eu ser considerado "saudável". Até de obeso me chamaram, e eu não recomendo para pessoas com baixa auto-estima e/ou tendência à depressão.

Agora, sério, desde quando apenas um fator é levado em consideração? Sem pensarem na constituição óssea da pessoa, na proporção de massa magra etc.? Ok, eu não estou (nem pretendo nunca ficar) um Gerard Butler em 300. Só que francamente fiquei surpreso com a ideia de um tanto de gente que entra nesse tipo de cilada, se assusta, faz uma dieta louca, perde líquido e massa magra, fica doente, mas acha que está tudo bem porque o IMC (e apenas ele) está correto.

Nenhum comentário: