domingo, 31 de maio de 2009

139 + [...] + 143

Esse texto começou a ser pensado desde o primeiro dia em que entrei na academia. Provavelmente alguém já escreveu coisa parecida, porém optei por simplesmente escrever meus pontos de vista. Se parece copiado de algum lugar é mera coincidência.

Lá onde trabalho as pessoas comentam que eu presto reparo em tudo. Teoricamente eu seria um bom motorista, devo ter atenção difusa. Esse hábito de prestar atenção já me meteu em algumas roubadas; tipo gente vindo tirar satisfação comigo do tanto que olho, ou perguntando se perdi alguma coisa. Mas na maioria das vezes eu sou discreto. Menos no trabalho que, do nada, eu solto a resposta de alguma conversa que alguém está tendo, quando todos achavam que eu estava concentradíssimo numa revisão de textos qualquer.

Como "novato" em academia, juntei o fato de eu conhecer quase ninguém (exceção para um antigo colega de colégio, que malha no mesmo horário, e outra ex-colega de faculdade que aparece de quando em vez) com o meu hábito de reparar as pessoas e comecei a traçar perfis dos frequentadores da minha academia. Não sei se isso se aplica a todas, mas vale a experiência antropológica.

1. O gordinho que quer emagrecer
Logicamente, como esse é um blog de regime, eu deveria falar do meu perfil em primeiro lugar. Egoísmo até na hora de gongar. Lá na minha academia não tem só eu (graças a Deus), mas todos mantém uma similaridade média. Em sua maioria (homens e mulheres) estão entre os 25 e 35 anos, já trabalham há tempos (têm carreira), e precisam emagrecer ou por alguma prescrição médica ou porque alguém mandou.

2. O casal
Eles sempre estão em pares. Não só necessariamente marido e mulher. Para não me demorar em um tópico similar - que se chamaria "a família" -, podemos incluir também "irmão e irmã", "pai e filho" etc. Só vi um caso de "casal de três": pai e duas filhas. Fazem as atividades juntos, um coopera com o outro nos aparelhos e por aí segue. Até, claro, quando começam a brigar. Aí vai cada um para um canto. Sempre chegam e vão embora juntos.

3. O bombado
Na minha academia não vejo mulher bombada, o que não significa que elas não existam. Os bombados normalmente têm o dobro do meu tamanho, em todas as dimensões. Homens imensos, daqueles que se você encontra numa esquina à noite é melhor atravessar a rua. Normalmente interagem pouco, e estão acompanhados de um squeeze com algum suplemento alimentar. Alguns usam a mesma roupa para malhar por dias a fio; ou seja, fedem.

4. O chato
Claro, ele tem de existir. Ele chega gritando e cumprimentando a todos. Pede para mudar o canal da televisão. Fica uma hora na esteira, contrariando o máximo permitido de 30 a 40 min. Quando você acha que ele está na dele, correndo sossegado, ele vai e te surpreende. Do nada, de repente, ele solta um berro na esteira que assusta metade da academia. Sempre pede para ficar mais dez minutinhos depois da hora de fechar.

5. A bicha discreta
Ele tenta disfarçar, mas não tem jeito. O cabelo impecável, um short curtíssimo que por si só já diz tudo. Tenta ficar na dele, e até parece que consegue. Porém, quando vai para a esteira e liga o ipod, não tem quem segure: ele vai levantar os braços e correr no ritmo da Lady Gaga que ahaza no Poker Face. Bobear canta junto e ensaia uma coreografia.

6. A perua
Essa vai normalmente portar seu acessório preferido: o personal trainer. Paga os tubos para ter alguém que limpe o aparelho com álcool e faça uma ficha com no máximo 2/3 do peso que ela realmente suporta. Está sempre está maquiada, e tenta disfarçar a plástica que deu errado com um cabelo loiro comprido. Veste as marcas da moda, carrega um celular pink, tem piercing no umbigo, mas não entende por que não consegue vencer a flacidez.

7. O profissional de sucesso
Normalmente casado, chega com hora contada e roupa social. Tem a malhação por rotina e não quer perder muito tempo. Faz o que tem de fazer, toma banho, veste a roupa social de novo e vai embora. Pode vir a marcar encontros com a bicha discreta, dependendo da orientação sexual. No mais, não é chegado a interações. Fala ao celular enquanto corre.

8. O adolescente magrelo
Deus sabe o porquê, ele quer porque quer ficar grande. Não se conforma com o corpo que tem e puxa pesos 3x mais que o seu peso, para ver se adianta alguma coisa. Potencial consumidor de suplementos e esteróides, pode vir a ser um bombado no futuro. Ou, se se conformar com o corpo que tem, levar na boa que homens magrelos comandam.

9. A grávida
Essa eu acho a mais legal de todas. Está com barrigão, não pode fazer muita coisa, mas não abandona a esteira... Faz pelo menos 30 min todo dia, num ritmo bem tranquilo. Mais cedo ou mais tarde acaba parindo.

10. O aposentado
Normalmente vai às tardes, mas quando o fim de semana está muito monótono (ou seja, todo fim de semana), também aparece. Já cumpriu sua parcela de trabalho com a sociedade, e está ali mais para arejar a cabeça e fazer alguma atividade do que necessariamente em busca de uma grande transformação. Respeitam seu ritmo, são simpáticos e educados em sua maioria. Bons de se conversar.

11. A dona de casa
Essa é outra que vai às tardes, e raramente aos fins de semana. Não dá muita bola para as roupas que usa, mas procura fazer amizade com os instrutores. Carrega seu próprio vidrinho de álcool, normalmente em um frasco de desodorante Avanço. Deixa todos os aparelhos impecáveis quando sai.

É claro que existem muito mais "tipos", mas esses são os mais marcantes que encontrei. Na sua academia deve ter alguém assim...

Um comentário:

Carol disse...

ahahahah
Ainda não descobri onde me encaixo... afe, melhor deixar pra la...ahahahaha
Seu blog ta td de bom, não esquece ele não!
Beijos!