quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

34:1

Hoje foi o dia de retornar à médica do posto de saúde, para mostrar os exames que fiz em janeiro (e logicamente não condizem mais com a realidade). Ouvi, entre outros puxões de orelha, que o meu fígado começa a dar sinais de que não suporta a gordura abdominal acumulada, e mais tarde isso pode virar uma cirrose (!!!). Daqui uns 20 anos, mais ou menos, se não cuidar. E também que as triglicérides altas indicam que daqui a 5 anos (menos tempo, portanto) eu posso desenvolver um quadro de diabetes tipo dois, que tem a ver com o peso.

Aí depois de todo esse festival de gentilezas (se vocês vissem essa médica não acreditavam: é uma moça novinha, super simpática, e diz essas barbaridades como se contasse que vai chover), ela me deu uma receita de um composto de fibras que posso eu mesmo fazer em casa, e deve ajudar a controlar o apetite (não bastasse a sibutramina). Vamos à receitinha da Dra. Juliana:

200g de farelo de trigo integral
200g de aveia integral
200g de soja em pó integral
200g de linhaça amarela

Misturar tudo, torrar por 15 minutos (no forno a 180 graus). Bater no liquidificador, sem água, até virar um pó. Guardar o pó. Misturar duas medidas (colheres de sopa) do pó em líquido (pode ser chá, leite, iogurte, até feijão ela disse que pode) e tomar duas vezes ao dia.

Meu medo é só que esse tanto de fibra em pó faça o meu intestino, que já tende a me fazer visitar o trono mais de uma vez por dia, desandar de vez e eu vire novamente o menino-planta, só que com prescrição médica.

Para encerrar a visita ao posto de saúde fui perguntar sobre a vacina de febre amarela (não tomava desde 1993) e atualizei a dose. Daqui dez dias o mosquito pode me morder à vontade que só pegarei dengue. E como injeção sempre vem acompanhada, descobri que a vacina de tétano estava atrasada, e saí, além do furo no braço, com uma agulhada na bunda que está doendo até agora.

Nenhum comentário: