sexta-feira, 3 de julho de 2009

175: 1

Essa veio direto da newsletter, sem escalas: nove dicas para não errar no sanduíche caseiro. Fim de semana chegando e você não agüenta mais comer aquele arroz, feijão, bife e salada da semana? Um sanduíche pode ser a solução para matar a fome. A melhor opção é fazer seu próprio sanduíche com alimentos saudáveis e apetitosos que não vão tirar você da dieta. Meus comentários, quando os fiz, estão entre parênteses.

1. Evite o fast-food: Esses sanduíches são bastante calóricos com alta quantidade de gordura. Por isso, a melhor opção é fazer seu próprio sanduíche.
(E eu recebo isso assim que chego do Mc Donald's. É, eu fui ao Mc Donald's ontem...)

2. Pão, um grande aliado: O pão substitui a porção de carboidratos de uma refeição tradicional. Escolha os pães integrais eles ajudam na saciedade, fazendo com que a fome demore a aparecer novamente.
(Isso é verdade. E depois de um tempo comendo pão integral você passa a achar o gosto do pão francês ou do pão branco tradicional uma coisa completamente insossa)

3. Sempre acrescente uma carne: As carnes magras são as melhores como, por exemplo, peito de frango grelhado ou peito de peru.
(Essa opção, claro, não conta se você for vegetariano. Nesse ponto a newsletter deveria ter indicado a alternativa de aumentar a dose do queijo. Para quem está de regime, uma fatia "a mais" de queijo é tudo de bom)

4. Queijo, um saboroso ingrediente: Deixe os amarelos de lado e invista nos brancos como cream cheese light. Os queijos são fonte de cálcio que ajudam na saúde dos ossos.

5 Folhosas dão um toque especial: Alface, rúcula, agrião formam combinações saborosas; basta abusar da criatividade.
(Além de terem caloria zero, fazerem volume no sanduba e darem a impressão de que você está comendo uma monstruosidade. Isso, aliás, é recomendação da minha médica. Vai fazer um sanduíche? Capricha nas folhas)

6. Dê um turbo de fibras, vitaminas e minerais: Legumes apresentam baixa quantidade de calorias, aumentam o volume da sua refeição e prolongam sua saciedade.

7. Cuidado com os acompanhamentos: Principalmente os fritos, como as tradicionais batatas fritas.
(Se você está fazendo um sanduíche monstro não vai sentir falta de batatinha, vai?)

8. Atenção ao tempero da salada: Se for temperar a salada evite as gorduras como molhos à base de maionese e azeite.

9. Diga sim aos sucos e não aos refrigerantes: Mesmo os diet ou zero. Os sucos são boas fontes de vitaminas e minerais. Um copo pequeno é o ideal.
(E mesmo no Mc Donald's eu peço suco. Para quem está de dieta: experimente ficar três meses sem tomar refrigerante. Faça uma promessa, sei lá. Depois disso tome um copo. Você vai ver o gosto de água suja e doce que aquilo tem)

Nenhum comentário: